Informação sobre anemia, causas, sintomas e tratamento da anemia, identificando o diagnóstico de cada tipo de anemia, como anemia aplástica, falciforme, ferropriva, hemolítica auto-imune, perniciosa, megaloblástica, de Fanconi, e outras.


segunda-feira, 16 de maio de 2016

Os sintomas da anemia

As hemácias carregam oxigênio para os tecidos, garantindo assim, o metabolismo dos mesmos. Noutras palavras, as hemácias transportam o combustível essencial à sobrevivência de nosso organismo.
Dessa forma, quando esse “combustível” encontra-se escasso, pode sentir-se tontura, falta de ar, dor de cabeça, fadiga muscular, sonolência, irritabilidade, entre outros sintomas, correspondendo à falta de oxigênio nos diferentes tecidos e órgãos. Esses são chamados “Sintomas Gerais”, porque podem ser observado em qualquer tipo de anemia.
Outros sinais e sintomas podem também ser encontrados, e merecem destaque, frente à sua alta frequência, como a alteração do paladar, que corresponde a desejos de ingerir terra, sola de sapato, parede, gelo, entre os mais citados.
Esses “desejos inusitados”, também conhecidos como “perversão alimentar” são causados por deficiência de ferro nos tecidos que regulam o paladar. A exposição deste sinal é profundamente influenciada pelas “regras sociais”, sendo por isso mais facilmente encontrado em crianças e gestantes.